terça-feira, 23 de junho de 2015

CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA




Este ano, pela primeira vez, o concelho da Murtosa participou no Concurso Intermunicipal de Leitura, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Este evento, que já vai na segunda edição, teve lugar no Centro Cultural de Ílhavo durante o dia 30 de maio, e contou com a presença de cerca de quatro dezenas de concorrentes em representação dos onze municípios desta comunidade.
Os objetivos do concurso são promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nos jovens, durante o seu percurso escolar (do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário).

O Município da Murtosa, através da Rede de Bibliotecas da Murtosa, selecionou, conforme o regulamento do concurso, um representante de cada ciclo de ensino existente no concelho (1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino Secundário). Os selecionados foram, respetivamente: Tiago Vasconcelos Mira Serrano, Beatriz Rosa Carrelha Rodrigues, Inês Oliveira Brandão e Renato Marques Amaro.
Para o apuramento dos vencedores e restantes premiados em cada escalão, na fase final, procedeu-se à realização de uma prova oral onde se testaram os conhecimentos relativos à leitura das obras selecionadas. Esta prova oral foi constituída por dois momentos: a prova de leitura (em voz alta, de um excerto de cada uma das obras) e a prova de compreensão (resposta a duas questões sobre a obra do respetivo escalão).

As obras escolhidas para a fase final deste ano do Concurso Intermunicipal de Leitura foram: 
Escalão A (1.º Ciclo) ‒ Luísa Dacosta, O Elefante Cor-de-Rosa, Asa 
Escalão B (2.º Ciclo) ‒ Sophia de Mello Breyner Andresen, Pedro Sousa Tavares, Os Ciganos, Porto Editora 
Escalão C (3.º Ciclo) ‒ Alice Vieira, Águas de Verão, Caminho 
Escalão D (E. Secundário) ‒ Miguel Torga, O Senhor Ventura, Dom Quixote 

Todos os representantes do Município da Murtosa tiveram uma participação muito meritória. No entanto temos de destacar o brilhante primeiro lugar obtido, no escalão A, pelo Tiago Vasconcelos Serrano, e o terceiro lugar, no escalão C, do Renato Marques Amaro.

A Rede de Bibliotecas da Murtosa agradece e dá os parabéns a todos participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Editar comentário:

 
^