domingo, 1 de junho de 2014

Tertúlia Literária


 Fotos_tertúlia_Literária
Na tarde de 28 de maio, alunos do 9º ano e do Secundário tiveram uma aula de Português diferente: uma Tertúlia Literária, no Anfiteatro da Escola PAMF.
A convite da Biblioteca Escolar, três tertulianos muito especiais partilharam a leitura de livros, algo que lhes mudou a vida - a “alma”, nas palavras de um deles, tendo desvendado à audiência a experiência de leitura de obras consideradas “clássicos” da literatura: “Contos da Montanha, de Miguel Torga, “Cem Anos de Solidão” do recentemente falecido Gabriel Garcia Marquez, e “Odisseia” de Homero.
  Por entre memórias e confidências, o engenheiro Januário ajudou-nos a espreitar um Portugal duro e belo, que só um escritor português poderia criar; a doutora Dina mergulhou connosco na estirpe condenada à solidão de Aureliano Babilónia e o professor Manuel Arcêncio agitou a nossa imaginação, com episódios vívidos de Ulisses em algumas das suas (muitas) aventuras.
   A propósito de livros, falou-se de música, de cinema, até de jogos digitais e, acima de tudo, promoveu-se a reflexão sobre a diferença que a leitura pode fazer nas nossas vidas, mesmo (sobretudo?) as leituras mais difíceis, alargando o nosso entendimento da realidade, da humanidade e de cada um de nós.
   Pelo seu contributo e disponibilidade, a professora de Português de muitos dos alunos que estavam presentes estende um agradecimento aos convidados. Que possam, mesmo aqueles alunos que neste momento ainda não compreendem, de alguma forma vir a ter um melhor entendimento deste tipo de testemunho e colher algo para a sua vida futura. Certamente isso aconteceu já nesta tarde a muitos destes jovens, e esta é a árdua missão da comunidade: educar passo a passo.

Professora Teresa Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Editar comentário:

 
^